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Como o Duolingo transformou o aprendizado de idiomas em um jogo? 🎲



Lançada em 2012, a plataforma se tornou uma das maneiras mais populares de aprendizado de novas línguas online.

Acredite se quiser, mas o Duolingo começou como um projeto de doutorado e se transformou em uma empresa com 500 funcionários, avaliada em mais de US$ 4 bilhões.

By the numbers…

O aplicativo tem cerca de 15 milhões de usuários diários — 50% a mais que no ano passado — e 3,7 milhões de assinantes pagos.

A empresa ganhou o iPhone App of the Year em 2013, um ano depois do seu lançamento. Desde então, foi baixado mais de 600 milhões de vezes. Veja o crescimento da empresa em faturamento e usuários:

Da onde vem esse dinheiro?

O modelo de negócio do Duolingo é freemium, ou seja, é possível utilizar alguns recursos sem pagar nada.

A receita da empresa vem da assinatura premium, anúncios, cursos de alfabetização e matemática e um teste de proficiência em inglês aceito em mais de 4 mil instituições.

Por que aprender com o passarinho verde é diferente?

O Duolingo é referência em processo de gamificação. São diversas técnicas usadas em seus diferentes cursos de idiomas para aumentar o envolvimento dos alunos.

Gamificação? Bem, o estilo do aplicativo está mais para Candy Crush do que para aulas de inglês da escola. risos.

  • Ao abrir o app, o usuário começa a aula com boas-vindas dadas por personagens animados que dão vários exercícios do idioma escolhido.

Conforme o usuário completa as sequências, ele ganha pontos e é classificado em um ranking. Quanto mais pontos ganha, mais o app o incentiva a estudar.

Conforme avança de fase, o “jogador” ganha moedas que podem ser usadas para comprar uma lição mais difícil ou manter a posição, caso perca um dia de atividade.

Os exercícios diários duram poucos minutos, podendo ser feitos nas pequenas pausas do dia. Você pode concluir uma lição em vez de gastar tempo rolando o feed das redes sociais.

É fazendo que se aprende

O objetivo do Duolingo é fazer com que o aprendizado se pareça o menos possível com o estudo. Isso fica claro na linguagem visual do app, que mais parece com a de um jogo.

Por trás desse sistema gamificado, existe um aprendizado de máquina. A tecnologia analisa dados de interações dos usuários e personaliza o curso para cada um.

Em quem o Duolingo está de olho? 👀

Talvez você imagine que a Babbel ou algum outro app de idiomas conhecido seja o grande concorrente do Duolingo. Mas, na verdade, TikTok e Netflix são os grandes alvos da coruja verde.

What? Apesar do Duolingo não ser uma mídia social, a briga da empresa é pela atenção dos usuários — principalmente nos pequenos momentos livres ao longo do dia.

Para isso, é preciso criar um ambiente divertido, competitivo e estimulante o suficiente para que o usuário prefira completar mais uma fase e ganhar pontos, do que ver mais um episódio da série predileta ou outro vídeo de dancinhas.

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