Num processo de avaliação de pessoas, discutíamos com a diretoria os pontos fortes e frágeis de vários colaboradores. Chamou-nos a atenção, a avaliação positiva de alguns funcionários simples, que não apareciam muito, não eram dados a falar do que fazem ou a aparecer. Todos os avaliaram positivamente por pequenos gestos, simples, mas de grande eficácia, que aquelas pessoas faziam.
Quais foram os pequenos gestos tão bem avaliados? Aqui vai uma pequena relação. Ela tanto vale para “ele” como para “ela”.
- Ele é o primeiro que chega às reuniões - cumpre horários;
- Ele entrega os relatórios e documentos nos prazos estabelecidos;
- Ele acompanha e dá retorno das coisas sob sua responsabilidade;
- Ele é um dos únicos que deixa a copa limpa após tomar café;
- Ele se oferece para apontar os lápis dos colegas quando vai apontar os seus;
- Ele lê os comunicados do quadro de avisos e cumpre as orientações dadas pelos diversos departamentos administrativos;
- Ele segue rigorosamente as instruções de segurança e uso dos equipamentos de proteção individual;
- Ele usa o crachá;
- Ele visita clientes sob a sua responsabilidade com regularidade;
- Ele cumprimenta a todos quando chega ao trabalho;
- Ele defende a nossa empresa em conversas particulares;
- Ele fala a verdade - tem a coragem de criticar a empresa quando vê ou sente alguma coisa errada;
- Ele é honesto, leal e franco nas críticas que nos faz;
- Ele comemora as vitórias de seus colegas como se fossem dele.
Assim, são pequenos gestos concretos que fazem uma grande diferença na avaliação das pessoas. São pequenos gestos que revelam um grande caráter. Falar a verdade, ser leal, ser franco, cumprir o que prometer, etc. são atitudes e comportamentos de pessoas vencedoras.
Pense nisso. Sucesso!
- Compartilhado via aplicativo - Pense Nisso com Prof. Marins.
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