por Ruth Marques
Post Colaborativo por Instituto Passadori
A área de gestão
de pessoas é conhecida dentro das empresas como a parte responsável pela
administração e o gerenciamento dos funcionários, sendo chamada de Departamento
Pessoal. Em muitas companhias é normal que os funcionários deste setor sejam
caracterizados apenas como os responsáveis por questões como salários, admissão
e dispensa e entrega de benefícios.
Essa limitação
das funções do profissional de gestão de pessoas, no entanto, é equivocada e
não engloba todas as designações que o setor tem. Entre as tarefas destes
colaboradores estão:
·- Análise e descrição dos cargos
·- Planejamento e administração de
cargos e salários dos funcionários
·- Recrutar, realizar a seleção e
admissão
·- Orientação e integração de
novos colaboradores
·- Criar incentivos e benefícios
·- Avaliar o desempenho de toda a
equipe
·- Comunicação entre os
departamentos
·- Treinamento e desenvolvimento
das equipes
O profissional que atua com a gestão de pessoas deve ser, portanto, um elo de ligação entre as diferentes partes da empresa e deve saber como desenvolver os potenciais de cada colaborar, razão pela qual este grupo cada vez mais procura se especializar, inclusive realizando um curso de liderança, com o objetivo de gerir melhor conflitos e problemas internos.
Cultura empresarial
É na gestão de
pessoas também que ocorre um importante procedimento interno: a disseminação da
cultura da empresa. Este é um ponto fundamental para a empresa alcançar os
objetivos almejados, uma vez que apenas uma empresa capaz de falar a mesma
língua entre todos os seus setores será capaz de avançar e atingir suas metas.
O gestor de
pessoas é, dessa forma, um conciliador e precisa aprimorar diversas qualidade
para desenvolver sua função com excelência, como uma boa comunicação, iniciativa,
agilidade na tomada de decisões, foco, comprometimento e disciplina.
Capacite seu gestor
Com essas
diversas funções sendo exercidas pela equipe do departamento pessoal de uma
empresa é preciso que as lideranças incentivem cada vez mais a formação e
capacitação de seus gestores
para executar tais tarefas. Entre as áreas essenciais para o desenvolvimento
profissional deste colaborador está a comunicação
escrita, capacidade de falar em público, visão estratégica e outras.
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