Por Livia Hyppolito
Você já passou por uma situação em uma reunião ou conversa de trabalho em que quer dar uma resposta ou explicação mas, na certeza de que estará errado, a insegurança acaba falando mais alto e você não tem coragem de abrir a boca?
Ou então você pensa tanto antes de responder ou dizer algo que acaba dando uma resposta que não explica claramente tudo o que você sabe sobre o assunto?
Primeiramente, você não está sozinho.
A insegurança no ambiente de trabalho é bem mais comum do que se pensa. Hoje, com tamanha pressão sobre jovens profissionais e jovens gerentes para alavancarem sua posição de influência dentro das empresas, eles muitas vezes acabam se jogando em um mar aberto sem muitos recursos emocionais e psicológicos, ainda que tecnicamente bem posicionados.
Uma das consequências é que se sentem despreparados para enfrentar de maneira confiante e tranquila os tubarões e as tempestades que se aproximam.
A primeira coisa que pensam é: “Eu não sei o suficiente para fazer este trabalho mas preciso saber. Preciso falar e preciso ser bom nisso”. E acabam se desesperando.
Quando o foco se mantém na mentalidade de que não são bons
para aquela posição ou para dar aquela explicação, ou para falar fluentemente
sobre determinado assunto, entram em uma espiral de negatividade e acabam se
desvalorizando – começam a se enxergar como incompetentes, o que causa profundos
efeitos negativos em sua autoimagem.
Com a autoimagem negativa, ou seja, pensando que são mais
incompetentes e menos conhecedores de um assunto do que realmente o são, são
levados a um estado físico onde não conseguem identificar oportunidades e nem
mesmo podem ver seus pontos fortes, suas qualidades e explorar o conhecimento
que realmente têm a respeito de determinado assunto.
Quanto mais se veem incompetentes, menos aptos estão a
utilizar seu potencial já que esta mentalidade causa um bloqueio do acesso
destas potencialidades – este é um efeito real já mensurado em estudos por
diversos cientistas e psicólogos.
E estas novas atitudes negativas (seja não falar durante uma
reunião, seja falar e não conseguir explicar o que quer dizer) perpetuam,
assim, a própria mentalidade negativa a seu respeito – impactando
sucessivamente sua autoimagem.
Círculo vicioso instalado.
O que fazer então se você está em uma
situação parecida, sente-se incapaz ou incompetente para aquela situação?
O que vai realmente te ajudar é estabelecer, de fato, quanto
você sabe e quanto você ainda precisa conhecer sobre determinado assunto.
Somente com estes fatos em mãos você terá a VERDADEIRA noção
de seu conhecimento e seu poder de opinar a respeito de determinado assunto no
trabalho.
Faça listas de possíveis problemas e dúvidas que podem
surgir durante uma reunião ou conversa com pares ou superiores. Não é necessário
que saiba tudo, mas sim que tenha clareza sobre o que sabe ou não.
Caso realmente sinta que sua voz não agregará em nada
naquela reunião, não fale.
Mas o que eu quero realmente ressaltar aqui é: anotando e
entendendo que há pontos que você conhece muito bem e outros menos, você obtém
a verdade e para de especular.
Neste momento, sua mente já está aberta e propensa a reações
químicas que te ajudam a acessar respostas.
E acessando respostas, seus comportamentos mudam
progressivamente – você se sente mais e mais confiante a cada pequeno passo que
dá na direção da solução de um problema.
Isso faz com que o círculo vicioso se quebre iniciando um
novo ciclo: aquele de cada vez mais autoconfiança. Suas atitudes mudam com o
tempo, a cada vez que você percebe o tanto que sabe sobre determinado assunto e
ao perceber que aquilo que você não sabe, você pode conhecer através de novos
comportamentos.
Este diagrama se torna uma nova forma de vida para este
profissional.
“Armar” sua mente e ter clareza sobre suas qualidades e
pontos fortes causam um grande impacto na sua habilidade de explorar seu
potencial total.
Foque no que você já conhece e procure obter a verdade sobre
o que você não conhece. Analise fatos e saiba que novas ações ainda poderão te
dar o conhecimento que falta para dominar qualquer assunto.
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